Você certamente já ouviu falar sobre o Parque Amantikir em Campos do Jordão, certo? Esse lindo jardim é uma das principais atrações do destino.
Já foi considerado pelo TripAdvisor por diversos anos, como a melhor opção do que fazer em Campos do Jordão e recebe milhares de visitantes durante todo o ano.
Mas, como surgiu? O que o seu nome significa? O que fazer? Confira tudo isso e muito mais nas próximas linhas!
Significado da palavra ‘amantikir’
Amantikir é um termo indígena que deu origem a palavra Mantiqueira que por sua vez significa “Serra que Chora”. Portanto, o Parque Amantikir faz uma homenagem aos valores da região serrana e a sua natureza exuberante.
Lenda de Amantikir
Existe uma lenda que retrata a paixão de uma princesa encantada da Brava Tribo Guerreira do Povo Tupi. Seu nome o tempo esqueceu, seu rosto a lembrança perdeu, só se sabe que ela era linda.
Essa princesa era tão linda que todas a desejam, porém ela não desejava ninguém. Muitos mataram e morreram pela linda princesa, mas a mesma só teve uma paixão: o sol.
O guerreiro de cocar de fogo e carcás de ouro, que vivia lá em cima, no céu, caçando para Tupã. Porém o sol, ao contrário de tantos príncipes, não queria saber dela. Não via sua beleza, não escutava suas palavras nem se detinha para tê-la.
Entretanto, após conhecer mais da beleza da princesa, o sol acabara se apaixonando por ela. Ficara horas sem se pôr, já não havia mais noite. De tão perto, o sol acabara incendiando os pastos, fervendo os lamaçais, etc.
A lua com muito ciúmes dessa paixão relatou tudo a Tupa, que por sua vez, ergueu a maior montanha que existia lá e dentro dela encerrou a Princesinha Encantada da Brava Tribo Guerreira do Povo Tupi.
O Sol, de dor, sangrou poentes e quis se afogar no mar.
A Lua, com a dor de seu amado, chorou miríades de estrelas, constalados e prantos de luz.
Mas nenhum choro foi tão chorado como o da Princesinha, tão bela, que nunca mais pôde ver o dia, que nunca mais sentiria o Sol… Ela chorou rios de lágrimas, Rio Capivari, Rio Verde, Rio Passa-Quatro, Rio Quilombo, rios de águas límpidas, minas, fontes, grotas, enchentes, corredeiras, bicas, mananciais. Seu povo esqueceu seu nome, mas chamou aquela montanha de Amantikir, a “Serra que chora”…
História do Parque Amantikir
O Parque amantikir é fruto da mistura de dois ingredientes: insatisfação e encantamento.
Estes ingredientes, aparentemente contraditórios, porém importantíssimos na realização de nossos sonhos, foram essenciais na história do engenheiro agrônomo e paisagista Walter Vasconcellos.
Nascido em Campos do Jordão e apaixonado pela cidade, após viajar por dezenas de parques e jardins da Europa, Estados Unidos e Canadá, voltava das férias sempre com a sensação de que
sua cidade merecia um espaço tão encantador quanto aqueles que visitara.
Parecia-lhe injusto: nem mesmo os proprietários dos jardins, a quem prestava serviços como Dr. Garden, tinham a oportunidade de desfrutar da plenitude de jardins tão belos.
Imaginem só: uma florada podia ocorrer em plena segunda-feira e no sábado seguinte nada mais restara para ser apreciado!
Essa inquietação foi essencial para germinar a semente de um jardim aberto ao público.
Construído numa área que antes abrigara o Haras Serra Azul, o sonho ganhou força
através do aporte financeiro de amigos e clientes do Dr. Garden.
No dia 25 de agosto de 2007, nascia o amantikir. Após mais de uma década de história, o parque já recebeu milhares de visitantes, de diversas partes do mundo, e hoje conta com apenas dois sócios: Roberto Baumgart e Walter Vasconcellos.
O que fazer no Parque Amantikir
O parque é composto por 28 belos jardins. São eles:
- Patamares
- Coníferas
- Jardim de Raízes
- Jardim de Capins
- Jardim Árido
- Mirante
- Jardim Inglês
- Labirinto Clássico
- Labirinto de Grama
- Rock Garden
- Tapete Verde
- Estufa
- Lago das Pontes
- Bosque Outonal
- School Garden
- Jardim Francês
- Espelho D’água
- Lareira
- Jardim Austríaco
- Jardim Autoral
- Jardim Alemão
- Jardim de Orquídeas
- Jardim de Sombra
- Jardim Romântico
- Jardim Chinês
- Jardim Japonês
- Jardim Arquitetônico
- Trilha das Bromélias
Além disso, você pode desfrutar de restaurante, loja, pontos de fotografias, recepção, estacionamento e muito mais.
Onde fica? Como Chegar?
O Parque Amantikir fica localizado Rua Simplício Ribeiro de Toledo Neto, 2200 – Gavião Gonzaga, próximo ao o Hotel Toriba.
Após passar diante do hotel permaneça à direita (no asfalto) na estrada Paulo Costa Lenz César. Ao seguir essa estrada por 300m, você cruza a Estrada de Ferro uma segunda vez. Permaneça nessa estrada (e aproveite a beleza do lugar) por mais 1.500m e vai encontrar a Estrada de Ferro novamente.
Após o cruzamento da Estrada de Ferro você já visualiza nossa placa de madeira rústica escrita em branco, siga à direita por cerca de 400 metros. A Recepção do amantikir fica à esquerda.
Desfrute Momentos Especiais no Parque Amantikir
Quando tudo isso passar, venha para Campos do Jordão aproveitar todos os encantos, inclusive o Parque Amantikir. Com diversas atrações e paisagens inesquecíveis, o Amantikir é sem sombra de dúvidas, um espetáculo para você aproveitar a dois ou com a sua família.